17 de jul de 2011

O que é chargeback e como se prevenir

Você já deve ter ouvido falar nesse termo, acredito que essa palavrinha deve ser o maior medo dos lojistas que vendem por cartão de crédito por canais online e offline.

Chargeback pode acontecer em diversas situações um uma transação por cartão de crédito. Trata se da contestação por parte do cliente e o lojista perde o direito de recebimento do valor caso não tome alguns cuidados.

Chargeback off line: Quando uma transação aprovada em uma máquina de cartão se trata de um cartão de crédito roubado ou perdido. A constestação só aparece 30 dias depois no extrato do lojista. Sugiro em todos os casos pedir RG e conferir a foto do cliente pois os documentos podem ter sido furtados juntos. Nesse caso prejuízo é do lojista.

Chargeback online: Existem dois tipos, a contestação por não reconhecimento do cliente e a constestação por não recebimento do produto ou serviço.

Na primeira opção evitar a contestação por não reconhecimento: 

Para quem utiliza o gateway para garantir o recebimento do valor, é necessário que a análise de crédito faça a confirmação de todos os dados, telefone, rg, endereço da fatura do cartão com o endereço de entrega da mercadoria entre outras opções como consulta ao SPC e SERASA.

Para quem utiliza pagamento terceirizado (pagseguro ou pagamento digital) esse trabalho é feito pela intermediadora e há menos riscos para o lojista.

Para evitar a contestação por não recebimento do produto ou serviço:

Para quem utiliza o gateway ou pagamento terceirizado (pagseguro ou pagamento digital), o ideal é ter um comprovante da entrega do produto. Emitir um AR (aviso de recebimento) ou Minuta (canhoto da transportadora) eles devem ser assinados por quem recebeu a mercadoria com número de RG e nome completo. 

Para serviços emitir um canhoto ou Nota Fiscal com assinatura do contratante comprovando a prestação do serviço.


Para o cliente siga as instruções abaixo:


Sempre consulte os dados do vendedor que está sendo contratado.

Busque opiniões e veja quem são os intermediadores de pagamento online. Veja se utilizam pagseguro ou pagamento digital pois você terá até 14 dias para reclamar caso não receba a mercadoria.

Caso receba algum produto que não esteja de acordo com o solicitado, o cliente tem até 7 dias corridos para comunicar a loja para resolução.

Quando receber uma mercadoria comprada por site da internet faça a conferência no ato do recebimento para não gerar assinatura em nota de recebimento incoerente com o recebido.

Rejeite a mercadoria caso a embalagem esteja violada ou peça ao entregador para aguardar a conferência no ato da entrega. Anote no verso do canhoto de recebimento se recebeu a embalagem avariada. Pois os correios ou transportadora só garantem contestação quando há anotação no canhoto de recebimento.

Bom, é isso... caso tenham mais alguma dúvida sobre o assunto faça sua pergunta que responderei em breve.

Até mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.