Adsense Google

22 de ago de 2011

A importância dos detalhes nas imagens do Ecommerce


Olá Pessoal,
Hoje quero falar sobre ecommerce, para variar um pouco.
Na verdade eu gosto de analisar algumas diferenças e compartilhar com os meus leitores afinal pode ser útil para alguém um dia. Enfim, sou apaixonada pelo segmento e nada melhor que gastar tempo estudando todo esse mundo fantástico.
Hoje farei uma comparação sobre dois players do varejo esportivo e claro, não poderia esquecer minha ídola Netshoes, rs.
Gente? Existe ídola? Pulem essa parte…
Hoje o objetivo é comparar exposição dos produtos em um site de ecommerce e como isso pode influenciar na decisão de compra do consumidor online. O que acontece é que muitos lojistas apenas acham que tirar uma boa foto com uma super máquina da Nikon vai fazer o cliente se apaixonar pelo produto. ERRADO! Pode ajudar, mas não é tudo!
Quando um consumidor compra pela internet o lojista tem que pensar na impressão off line que o cliente teria de decidir uma compra em uma loja física.
Observem essa foto:
Esta é da Centauro. Ela está bonita? Sim. Mostra os detalhes, bolsos, alças? Sim. Mas você consegue ter a sensação de tamanho? Não. A não ser que você tenha uma fita métrica ou uma régua próximo para pegar a descrição e interprete a seguinte frase da descrição abaixo:
Dimensões do produto cm (AxLxP): 28x41x19
Será que aquele cliente que está no interior do Nordeste saberá identificar? Temos que pensar em todos os públicos, ou não?
Agora vejam essa foto:
Agora vejam essa foto da Netshoes.
Você consegue ter a impressão de tamanho? Sim. Você consegue ver os detalhes? Sim. Na verdade nem todos. A Netshoes acertou no quesito impressão, mas falhou no sentido de expor a parte interna da bolsa, onde mostraria a localização dos bolsos. Fator fundamental para uma mulher poder tomar melhor a decisão de compra. Minha ídola não faça isso.  Vou fingir que não reparei, ok!
O ideal quando você meu caro e amado leitor for pensar em tirar fotos principalmente para mulheres, pense nos detalhes que podem fazer grande importância para nós.
Nesses cases, o ideal é que tenham pelo menos 5 imagens. A Netshoes por exemplo poderia incluir mais 2 fotos com a parte interna da bolsa e o fundo dela por exemplo. Ficaria perfeito para uma melhor exposição.
Aproveitando a matéria, queria comentar que a Netshoes passou recentemente a utilizar modelos reais nas fotos pois isso é comprovadamente melhor visto para decidir uma compra. Antes, todas as fotos eram com o estilo da Centauro.
Por hoje é isso, espero que tenham gostado do post!
Até mais…