Adsense Google

26 de out de 2013

Inovação ou Morte?

Em um mundo cada vez mais competitivo, só sobrevivem os mais fortes.... Fato! Mas a competitividade não é um termo atual devido a evolução dos negócios, ela existe desde a época das cavernas e desde a existência humana, apenas os melhores prevaleciam.


A questão é que algumas empresas insistem em não enxergar. 

Algumas empresas fecharam ou enfrentam dificuldades pois deixaram seus concorrentes, abocanharem o mercado. 

Há quem me diga, que a inovação é cara, e que para inovar é necessário muito investimento. Eu estou aqui para dizer que nem sempre as coisas são assim. Para que você consiga melhorar e se reinventar em relação aos concorrentes, o primeiro passo, é mudar a sua mente. Tire a venda dos olhos!

O mercado é cruel, e irá dominá-lo quem souber enxergar as melhores oportunidades.

Qualquer que seja seu negócio, seu business, todo produto passa por uma curva de saturação e se os esforços de marketing não for acompanhado de inovação, as suas vendas cairão gradativamente.




Quando eu falo de um produto, ele pode ser um produto físico, serviço, tecnologia e qualquer coisa agregada que seja negociável com um cliente, consumidor final ou outra empresa. 

A saturação do produto é acentuada com o aumento de concorrência, crises na marca da empresa, problemas internos com o aumento de burocracia para resolução de problemas, falta de profissionalismo no atendimento ao cliente, pouco ou nada de investimento em marketing, falta de um plano de comunicação assertivo e mudança na cultura de consumo.

Outra fator que impacta na perda do mercado, é a falta de variedade nos produtos. Esse item é muito importante. Me pergunto, o que seria da Nestlé, se vendesse apenas bolacha de graviola, embalada em uma papel pardo? 

O que seria da Coca-Cola se vendesse apenas refrigerante em garrafas de vidro de 4,5L? Talvez vendesse bem, por um tempo. Mas a abrangência de mercado seria muito menor, obviamente. 

Se eu quero vender, se eu quero gerar valor, se eu quero impactar o maior número de pessoas possíveis, eu preciso ter variedade de serviços e produtos dentro do meu business. Eu preciso inovar. Caso contrário, seu concorrente fará e você estará fadado ao fracasso.

Por mais que a livre concorrência seja algo bom para dar mais competitividade entre as empresas, a maior parte das grandes empresas só chegaram a um alto patamar que chegaram, como exemplo o google, amazon e apple, devido a um tipo pensamento/visão, que eu costumo falar como pensamento guarda-chuva.


Basta observar o case da Dafiti. A empresa que teoricamente começou com vendas de sapatos, hoje integra uma série de fornecedores com produtos diferentes. Roupas populares e de grandes grifes. Hoje a dafiti possui uma cartela de produtos, quase que incontáveis.

E você? Está preparado para inovar? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.